Queda de cabelo na menopausa? Entenda os motivos e saiba como tratar!

A menopausa acontece por volta dos cinquenta anos na vida da mulher e se caracteriza pela suspensão definitiva da menstruação. É um ciclo normal na vida feminina conhecido por climatério e, a partir desse momento, o organismo (ovários) deixa de produzir os hormônios do ciclo menstrual, estrogênio e progesterona, provocando vários sintomas.

Apesar de natural, a menopausa pode ser uma experiência estressante, tanto do ponto de vista físico quanto emocional, onde vários sintomas vão aparecendo, variando das ondas de calor à queda de cabelo.

Por que acontece a queda de cabelo na menopausa?

A perda de produção dos hormônios estrogênio e progesterona propicia a queda de cabelos, já que estes hormônios contribuem para o crescimento e mantêm os folículos bem enraizados na cabeça. Dessa forma, na menopausa, o cabelo fica propenso ao afinamento e à queda.

Além disso, há um aumento da produção de andrógenos, que são hormônios masculinos que também reduzem os folículos capilares, tornam os fios mais finos e mais fracos, diminuem o brilho e o volume e retardam o crescimento e, consequentemente, provocam a queda dos cabelos.

Outro motivo da queda de cabelo na menopausa é o possível desenvolvimento, neste período da vida da mulher, da calvície feminina hereditária. Embora seja uma causa geneticamente herdada, esse tipo de calvície feminina pode só se manifestar no período do climatério.

Como tratar a queda de cabelo na menopausa

Para interromper e evitar a queda excessiva dos cabelos é preciso ter alguns cuidados e procurar ajuda dos médicos ginecologista e/ou dermatologista para diagnosticar o problema. Ter bons hábitos alimentares, com fontes de vitamina A e do complexo B também é essencial. Além disso, cuide dos intervalos de lavagens dos cabelos, pois a oleosidade pode ajudar na queda dos fios.

Algumas dicas para tratar ou diminuir a queda de cabelo na menopausa são:

  • Ter uma alimentação rica em proteínas, cálcio e magnésio que auxiliam no crescimento do cabelo, como o arroz, o feijão, o leite e os frutos do mar. Além desses, o consumo de, pelo menos, uma castanha do Pará por dia é recomendado por possuir selênio e ajudar a manter cabelos e unhas fortes.
  • Usar shampoos próprios para cabelos fracos, que possuem colágeno, para proporcionar mais volume e suavidade nos fios.
  • As massagens capilares também são um grande auxílio, principalmente usando óleos essenciais como o de alfazema e de abacate. Após as massagens, lave bem os cabelos.

É importante saber que nessa fase as necessidades nutricionais mudam e isso vale também para os cabelos.

Também existem produtos que auxiliam nos cuidados dos cabelos, como o Natucap Hair, que é um tônico capilar que interrompe a queda de cabelos já na primeira semana de uso e promove o nascimento de novos fios.

O Natucap Hair auxilia no fortalecimento do couro cabeludo, estimula o crescimento dos fios, tornando-os muito mais fortes e saudáveis. Entre agora mesmo em nosso site e conheça mais sobre o Natucap Hair!

Gostou?! Qua tal compartilhar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Você pode gostar também

0
Meu carrinho

Digite seu e-mail e senha para acessar sua conta.