Pesquisa

Alopecia: entenda o que é e como tratá-la

Muito se tem falado de alopecia nos últimos dias, já que a aparência do couro cabeludo de Lucas Penteado, participante do BBB21, tem levantado a questão e muitos se perguntam se o caso das falhas no cabelo dele é uma forma dessa doença autoimune. 

Primeiro é importante salientar que só um especialista pode fazer o diagnóstico da doença e que este artigo tem a pretensão de trazer algumas informações sobre a doença e não fazer um diagnóstico do Lucas Penteado, participante do BBB21. Pelas características vistas em Lucas, as falhas podem estar associadas à alopecia, que é um dos principais problemas de perda de cabelo. 

Quais são os tipos de alopecia?

Areata

Neste tipo de alopecia há uma intensa queda de cabelos em determinada área do corpo, surgindo então placas arredondadas que mostram o couro cabeludo ou a pele. A alopecia areata tem como fatores causadores, em geral, as doenças autoimunes e emocionais. 

Androgenética

Mais observada nos homens, esse tipo tem como causas fatores genéticos e hormonais, como a taxa de testosterona no sangue. É conhecida popularmente como calvície. 

Traumática

Esse tipo de alopecia pode ser causado por traumatismos na cabeça e também pode acometer aquelas pessoas que têm como hábito arrancar fios de cabelos de forma rotineira e sistêmica. 

Seborreica

Aalopecia seborreica aparece por causa de alguma dermatite que a pessoa venha a desenvolver no couro cabeludo ou em áreas com pelos. 

Eflúvio

Em todos nós há um ciclo de queda de cabelo, porém quando o nosso organismo está desregulado, esse período pode se prolongar, aumentando a queda, o que é uma característica da alopecia eflúvio.

Vendo as imagens do Lucas Penteado, alguns especialistas arriscam apostar que o que parece acometer o couro cabeludo dele é a alopecia areata. Esse tipo atinge pessoas com intensos problemas emocionais e expostas a altos níveis de estresse. O organismo reage ao cabelo, reconhecendo este como um agente estranho e começa a combatê-lo através da criação de células autoimunes. 

Esse é o tipo mais comum e, segundo estudos, atinge por volta de 2% da população do mundo. Ela pode acometer outras áreas do corpo e também a barba e a tendência é que, a partir das lesões circulares, haja uma ausência completa de fios. 

Qual é o tratamento da alopecia?

Para o tratamento da alopecia é necessário, primeiramente, descobrir as causas, o que deve ser feito por um dermatologista. Esse especialista pode recorrer a exames com imagens ampliadas da parte afetada e, em casos bem raros, até à biópsia, para confirmar o problema.

Na maioria dos casos, a doença é tratada com medicamentos de uso local, mas podem ser utilizados também por via oral. Além disso, existem alguns produtos, como é o caso do NatuCap Hair, que atuam para evitar a queda de cabelo e também estimular o crescimento dos fios. 

O NatuCap Hair contribui para o nascimento de novos fios, possui ativos que impedem a queda de cabelo e faz com que o couro cabeludo se torne mais saudável e os fios mais fortes. 

Entre em nosso site e conheça mais sobre o NatuCap Hair, um tônico capilar que age diretamente na raiz dos fios e é a forma mais eficaz para interromper a queda de cabelo!

Gostou?! Qua tal compartilhar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Você pode gostar também

0
Meu carrinho

Digite seu e-mail e senha para acessar sua conta.