Começar o processo de transição capilar não é fácil e o desejo de todos que decidiram ter seus cabelos naturais novamente é que eles cresçam o mais rápido possível. Durante essa fase, o cabelo adquire diversas texturas, sofre quebra e afinamento dos fios, o que é bastante incômodo para quem está nesse processo.
Ter os cabelos naturais novamente é libertador, mas é um processo que demanda tempo, paciência e persistência. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para te ajudar a acelerar a transição capilar e passar por esse processo de uma forma mais tranquila.
Faça massagens no couro cabeludo
Quando for lavar os cabelos, faça massagens no couro cabeludo por cerca de cinco minutos para ativar a circulação sanguínea e estimular o crescimento do cabelo. É importante cuidar bem do couro cabeludo para deixar os fios mais saudáveis e fortes e, com isso, acelerar a transição capilar.
Faça um cronograma capilar
O cronograma capilar é fundamental para repor os nutrientes, fortalecer e restaurar os fios que foram prejudicados pelo excesso de química. A hidratação é outro passo muito importante que deve ser feito de uma a duas vezes por semana para ajudar a manter os cabelos saudáveis durante a transição.
Utilize produtos potentes e, na hora de desembaraçar, tenha bastante delicadeza e faça movimentos leves, pois, quando os fios estão molhados, ficam mais suscetíveis à quebra. Geralmente, o cronograma capilar consiste em:
- 1ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (hidratação) | sexta-feira (nutrição)
- 2ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (nutrição) | sexta-feira (hidratação)
- 3ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (hidratação) | sexta-feira (nutrição)
- 4ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (nutrição) | sexta-feira (reconstrução)
Evite fontes diretas de calor
Durante a transição capilar, fique longe de secadores e chapinhas, pois o cabelo já está fragilizado pela química e pode piorar ainda mais com a utilização dessas ferramentas. Prefira a secagem natural e utilize penteados que não necessitem de calor.
Corte o cabelo regularmente
Muitas pessoas, quando decidem fazer a transição capilar, preferem retirar toda a parte alisada com o corte chamado Big Chop ou passar máquina. Mas, para quem não é desse time, é importante cortar o cabelo regularmente para mantê-lo saudável e ir tirando aos poucos a parte com química.
Tenha uma alimentação adequada
O cuidado com os cabelos começa de dentro para fora. Por isso, invista em uma boa alimentação, ingerindo alimentos que contenham muitos nutrientes e que contribuem para o crescimento dos fios, como carnes vermelhas, laticínios, ovos, tomate, beterraba, espinafre, entre outros, e beba bastante água.
Utilize produtos que estimulem o crescimento dos fios
Além de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, invista em vitaminas que são essenciais para o crescimento do cabelo, como vitamina A e biotina, e, com isso, acelerar a transição capilar. Também existem produtos que auxiliam no crescimento e fortalecimento dos fios, como o Natucap Hair e o shampoo fortalecedor da Natumaster.
O Natucap hair é um tônico capilar que promove o crescimento dos fios, torna o couro cabeludo mais saudável e torna os fios muito mais fortes. Já o Shampoo Fortalecedor regenera os cabelos danificados, aumenta o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e auxilia no crescimento.
Com os dois produtos, além de acelerar a transição capilar, você terá cabelos mais fortes, saudáveis e sedosos. Visite o nosso site e saiba mais!