Chamamos de transição capilar o período em que uma pessoa decide ficar sem fazer procedimentos químicos nos cabelos e os deixa crescer naturalmente. Geralmente, vivem esse momento aquelas pessoas que desejam voltar a usar os cabelos cacheados, crespos ou ondulados.
Mais que uma mudança externa, a transição capilar é muito mais do que um procedimento estético e envolve um olhar para si, aceitação de como você é, elevação da autoestima e do amor próprio.
Em alta entre as mulheres brasileiras, a transição capilar exige certos conhecimentos e cuidados para que você passe por esse período com tranquilidade e, principalmente, não desista. Durante anos o padrão de cabelo liso foi o considerado ideal e pouco se sabia sobre como cuidar dos cabelos cacheados, crespos e ondulados.
Então, para aquelas que desejam enfrentar esse desafio e conquistar de volta os fios naturais, a primeira dica é contar com um bom profissional da área, com conhecimento e experiência para te orientar durante o processo. Além dele, confira algumas outras dicas importantes:
Comprimento do cabelo
Aqui vale não se apegar demais às opiniões e ter certeza daquilo que você deseja. Algumas mulheres preferem manter os fios mais longos, cortando-os aos poucos. Outras optam pelo corte mais radical (Big Chop), retirando toda a parte alisada, e há ainda as que escolhem passar a máquina. O importante é se conhecer o suficiente para tomar a decisão.
Produtos adequados
Durante a transição capilar, o cabelo vai necessitar de cuidados extras como a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios e, para isso, é preciso contar com bons produtos. Para a hidratação são ideais os produtos ricos em extratos vegetais. Na hidratação, momento de repor lipídios, os produtos precisam ter poder umectante, como manteigas e óleos. Já na reconstrução, o objetivo é repor as proteínas e, para isso, use produtos com ativos como queratina e ceramidas.
Cronograma capilar
Elaborar um cronograma de cuidados durante a transição capilar é muito importante. É preciso seguir uma rotina nos tratamentos, pois um complementa o outro. Junte com seu cabeleireiro, monte uma agenda de cuidados e repita as etapas de acordo com o planejado. Isso é fundamental para a reposição dos nutrientes, fortalecimento dos fios e correção de danos.
Aqui você pode incluir finalizadores para redução de frizz e ativação de cachos, porém escolha bons produtos, de marcas reconhecidamente conceituadas.
O que não fazer durante a transição capilar
Evite secadores e pranchas, já que o excesso de calor tende a prejudicar os fios em crescimento. Também não é ideal colorir ou fazer luzes, pois são procedimentos que vão fragilizar o cabelo e sua intenção é sair dos procedimentos químicos. Seria ideal esperar o término da transição capilar para fazer as mudanças de cor.
Procure seguir pessoas que já passaram ou estão passando por essa fase para buscar inspiração e aprender sobre cuidados com os cabelos e tenha paciência e carinho por você mesma durante esse processo que é difícil, mas muito recompensador!
Além disso, é fundamental cuidar do couro cabeludo para que o seu cabelo natural cresça saudável. Por isso, utilize tônicos, como o Natucap Hair, que fortalecem o couro cabeludo e aceleram o crescimento dos fios.
Entre agora mesmo em nosso site e conheça mais sobre o Natucap Hair!