Se você é daquelas pessoas que amam cuidar dos cabelos e ficar por dentro de todas as novidades desse meio, com certeza já ouviu falar em cronograma capilar. Mas você sabe exatamente o que é, para que serve e como montar o seu?
O cronograma capilar é um tratamento feito para manter os cabelos bem tratados, sedosos e saudáveis e, geralmente, é composto por três etapas que variam de acordo com as necessidades dos fios. Continue a leitura para conhecer cada uma das etapas e aprender a montar o seu cronograma!
Etapas do cronograma capilar
Hidratação
Talvez esta seja uma das etapas mais conhecidas de um cronograma capilar. A hidratação nada mais é que repor a água perdida pelos fios devido a fatores como uso excessivo de ferramentas de calor, descolorações, alisamentos, progressivas, entre outros procedimentos químicos.
A hidratação promove mais brilho, movimento e maciez aos fios e os produtos ideais para esta etapa são os que possuem ingredientes como babosa, glicerina, D-pantenol, vitaminas e aminoácidos.
Nutrição
Já a nutrição tem como objetivo repor os lipídios que protegem os fios, ou seja, devolve a oleosidade natural dos cabelos. Ela proporciona um cabelo sem frizz, com mais brilho e definição, além de ajudar a manter a hidratação dos fios.
Os produtos ideais para a etapa de nutrição devem conter ingredientes como o óleo de coco, óleo de argan, óleo de rícino, manteiga de karité, entre outros.
Reconstrução
A reconstrução é uma etapa do cronograma capilar fundamental para quem acabou de passar por algum procedimento químico, onde o cabelo fica mais fragilizado, quebradiço e poroso. Ela visa restaurar a fibra capilar e repor as proteínas essenciais ao fio, como a queratina.
Para esta etapa, procure por produtos que contenham ingredientes essenciais para a restauração da fibra capilar, como a queratina, colágeno, creatina, arginina, cisteína e outros.
Como saber o que o fio precisa?
Depois de entender o que cada etapa do cronograma faz, é importante que você entenda o que o seu fio precisa. Confira algumas dicas para te ajudar nessa missão:
- Se seu cabelo está com muitas pontas duplas, com aspecto áspero e ressecado, seu cronograma capilar precisa ter mais etapas de hidratação;
- Caso você perceba que os fios embaraçam muito, estão com bastante frizz e sem brilho, foque na nutrição;
- Se você passou por algum procedimento químico, como descoloração, e percebe que o cabelo está poroso e quebradiço, intensifique a reconstrução.
Como montar seu cronograma capilar
Agora que você já sabe quais são as necessidades do seu fio, o ideal é que o cronograma seja feito 3 dias por semana, com um intervalo de 48 horas entre as etapas. Confira um exemplo de cronograma capilar para você se inspirar e montar o seu de acordo com as necessidades do seu fio:
1ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (hidratação) | sexta-feira (nutrição)
2ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (nutrição) | sexta-feira (hidratação)
3ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (hidratação) | sexta-feira (nutrição)
4ª semana: segunda-feira (hidratação) | quarta-feira (nutrição) | sexta-feira (reconstrução)
Está preparada para montar o seu cronograma capilar? Não esqueça de incluir nos cuidados com o seu cabelo a nossa linha Natucap Hair que irá te ajudar a ter cabelos saudáveis e hidratados, com rápido crescimento, livre da queda e muito mais fortes. Visite o nosso site e conheça mais!