Estima-se que cerca de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva são afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP, um distúrbio endócrino que interfere no funcionamento dos ovários, causando alterações hormonais.
A SOP gera uma maior produção de hormônios masculinos no organismo feminino, causando sintomas como fadiga, ganho de peso, aumento dos pelos faciais e também a queda de cabelos. Ainda não se sabe ao certo o que pode causar a Síndrome dos Ovários Policísticos, mas pode ter ligação com fatores genéticos e também pela produção excessiva de insulina no organismo.
Quais os principais sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP?
A SOP pode causar inúmeros sintomas nas mulheres, como:
- Ganho de peso;
- Alterações nos ciclos menstruais;
- Oleosidade excessiva da pele com presença de acnes;
- Excesso de pelos no corpo;
- Manchas na pele, principalmente na região das axilas e atrás do pescoço;
- Dificuldade para engravidar.
Além de todos esses, outro sintoma bastante comum causado pela SOP é a queda de cabelos que, geralmente, acontece ao redor das têmporas, linha do cabelo e coroa da cabeça.
Qual a relação da SOP com a queda de cabelos?
O desequilíbrio hormonal é um dos principais motivos que causam a queda de cabelo em mulheres que são afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos. Os altos níveis dos hormônios andrógenos ou testosterona e dihidrotestosterona (DHT) estão ligados a essa queda excessiva de cabelos.
Predisposições genéticas, como a alopecia androgenética, e sensibilidade do folículo também podem ser associadas à queda dos fios. Além da queda, mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos também podem apresentar alterações capilares, como fios quebradiços, finos, opacos e com frizz.
Existe tratamento para a queda de cabelo relacionada à Síndrome dos Ovários Policísticos?
Apesar de a SOP não ter cura, existem tratamentos que podem auxiliar no controle dos seus sintomas. Para tratar os sintomas causados pela Síndrome dos Ovários Policísticos, é necessário procurar um médico para que ele inicie um tratamento mais adequado para a regulação hormonal.
É importante que mulheres afetadas pela Síndrome dos Ovários Policísticos tenham uma alimentação saudável, com uma dieta rica em vegetais de folhas verdes, e pratiquem atividade física regularmente, pois contribui para a redução dos níveis de testosterona e, assim, diminuem os sintomas da SOP.
Também é necessário criar uma rotina de cuidados com os fios, lavando de forma correta e utilizando os produtos adequados para mantê-los saudáveis e sedosos.
Além disso, podem também ser utilizados produtos que interrompem a queda de cabelos e contribuem para o fortalecimento do couro cabeludo, como é o caso do Natucap Hair, que é um tônico capilar que ativa de maneira definitiva a raiz dos cabelos, promovendo o crescimento de novos fios e interrompendo a queda dos cabelos logo na primeira semana de uso.
O Natucap Hair foi desenvolvido após 5 anos de pesquisa e é ganhador do prêmio internacional de produto inovador na Espanha. Visite o nosso site e conheça mais sobre o Natucap Hair!