A alopecia medicamentosa é uma condição em que a queda de cabelo é desencadeada pelo uso de certos medicamentos, sendo um sintoma que pode afetar a qualidade de vida e também a autoestima dos pacientes.
Esta condição pode ser temporária ou permanente, dependendo do medicamento em questão e da sensibilidade de cada pessoa. Continue a leitura para conferir alguns dos tipos de remédios que podem causar queda de cabelo e saiba como tratar!
Remédios que podem causar queda de cabelo
Existem alguns tipos de medicamentos que podem afetar o ciclo normal do fio, causando essa queda temporária ou, se não tratada, definitiva. Dentre eles, podemos citar:
- Medicamentos quimioterápicos e direcionados ao tratamento de câncer;
- Anticoagulantes e anticonvulsivantes;
- Antidepressivos e estabilizadores de humor;
- Medicamentos para controle da pressão arterial;
- Inibidores de apetite;
- Medicamentos para tratamento de acne;
- Antivirais, anti-hipertensivos e antibióticos;
- Medicamentos que baixam o colesterol, entre outros.
O que fazer para prevenir a alopecia medicamentosa?
Antes de tudo é importante lembrar que essa queda dos fios, de maneira geral, é temporária e, portanto, assim que você for liberado do tratamento com esses medicamentos, seu cabelo voltará a crescer normalmente.
Conscientização e comunicação
Converse bastante com o seu médico, esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais dos remédios que está ingerindo e faça um acompanhamento recorrente para que, se necessário, haja ajustes na dosagem da medicação ou para encontrar uma opção alternativa.
Suplementação
Em alguns casos, a suplementação com vitaminas essenciais para a saúde dos fios, como vitamina D e biotina, pode ajudar a reduzir o impacto da queda de cabelo associada à medicamentos.
Cuidados com o couro cabeludo
Durante o tratamento com o medicamento, redobre os cuidados com o seu couro cabeludo, mantendo-o limpo e saudável com a utilização de produtos suaves, próprios para o seu tipo de fio, e evitando ferramentas de calor e também produtos químicos agressivos.
Essas simples atitudes podem ajudar a fortalecer o couro cabeludo e, consequentemente, deixar os fios mais saudáveis e livres da queda.
Tratamentos para a alopecia medicamentosa
A alopecia medicamentosa é uma condição desafiadora, especialmente porque afeta significativamente a autoestima e a autoconfiança, afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto.
Por isso, é importante buscar tratamentos que ajudem a minimizar os efeitos desses remédios que podem causar queda de cabelo.
Em muitos casos, a interrupção do medicamento é suficiente para interromper a queda de cabelo e permitir que ele volte a crescer normalmente. Mas jamais suspenda qualquer tratamento sem autorização médica!
Também pode ser recomendado o uso de tônicos que ajudam a interromper a queda, estimular o crescimento do fio e a regenerar os folículos pilosos afetados.
Aposte no Natucap Hair Plus
O Natucap Hair Plus conta com ativos nanotecnológicos e células-tronco vegetais da lavanda do Mediterrâneo que são capazes de equilibrar o couro cabeludo, promover o crescimento saudável do fio e combater a queda, inclusive a resultante de alopecias.
É um tônico capilar testado e aprovado pelo Ministério da Saúde e ganhador de prêmios internacionais, como o Prêmio Destaques do Ano 2023 em Dubai e o Prêmio Internacional de Ativo Inovador na Espanha.
Faça o teste e surpreenda-se com os incríveis resultados! Visite o nosso site para conhecer e adquirir o seu!