Se você tem percebido uma queda acentuada dos cabelos, pode ser o momento certo para adotar o cronograma capilar, que é, basicamente, uma rotina de cuidados que ajudam a fortalecer os fios, impulsionando seu crescimento.
A queda de cabelos é um problema que preocupa muitas pessoas e afeta a autoestima tanto de mulheres quanto de homens. Ela pode ser momentânea, talvez por causa de situações estressantes ou doenças que você possa estar enfrentando, mas também pode ter causas congênitas.
Independentemente disso, se você observou que está perdendo cabelo, é importante começar a pensar em cuidados específicos para combater a queda. Confira nossas dicas para montar o seu cronograma capilar para queda de cabelo!
O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar é a adoção de algumas práticas rotineiras de cuidados com os cabelos. Em linhas gerais, ele está baseado em três importantes passos para que os cuidados tenham um bom resultado: hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
Quando falamos do cronograma capilar para queda de cabelo, é importante reconhecer quando a perda de fios é normal, ou seja, natural de acontecer, ou se realmente o cabelo está caindo mais que o normal.
De forma natural, as pessoas podem perder cerca de cem fios por dia. Se você desconfia de um número muito maior, é hora de preparar o cronograma para queda. Nessa nova rotina serão utilizados produtos específicos e de qualidade para controlar a perda dos fios e seu fortalecimento.
Saiba como montar o seu cronograma capilar para queda de cabelo
Investir em um cronograma capilar para queda de cabelo não é uma tarefa muito difícil, bastando você ter um pouco de disciplina e fazer a técnica algumas vezes por semana, de 2 a 3 vezes, e que utilize produtos de boa qualidade.
De forma geral, as etapas de um cronograma capilar seguem essa sequência:
1ª semana
Segunda-feira (hidratação) | Quarta-feira (hidratação) | Sexta-feira (nutrição)
2ª semana
Segunda-feira (hidratação) | Quarta-feira (nutrição) | Sexta-feira (hidratação)
3ª semana
Segunda-feira (hidratação) | Quarta-feira (hidratação) | Sexta-feira (nutrição)
4ª semana
Segunda-feira (hidratação) | Quarta-feira (nutrição) | Sexta-feira (reconstrução)
Como encaixar o cronograma capilar para queda de cabelo na sua rotina
Uso do shampoo
A lavagem com shampoo ideal para seu cabelo é importante, afinal, cabelos bem higienizados ficam mais saudáveis, já que a oleosidade é um importante fator de causa da queda de cabelo.
Uso da máscara
Nesta hora, você irá verificar se o seu cronograma está marcando hidratação, nutrição ou reconstrução e fará aplicação da máscara própria para cada etapa.
Uso do condicionador
Agora é a hora de aplicar um bom condicionador para ajudar na hidratação dos fios e na selagem das cutículas. Dessa forma, você evita o frizz e deixa seus fios mais fortes e bonitos.
Aplicação de um tônico capilar antiqueda
Como o maior objetivo desse cronograma capilar é acabar com a queda, é fundamental aplicar um tônico antiqueda. Ele deve ser aplicado nos cabelos limpos e massageado por alguns minutinhos para penetrar bem no couro cabeludo.
Para um melhor aproveitamento das técnicas acima, tente deixar os cabelos secarem de forma natural, uma vez que ferramentas de calor podem danificar mais os fios.
Inclua no seu cronograma capilar para queda de cabelo a nossa linha Natucap Hair, composta pelo shampoo fortalecedor, condicionador e tônico capilar que darão fim à sua queda de cabelos logo na primeira semana de uso.