A nanotecnologia é uma tecnologia recente e que pode ser utilizada em diversos segmentos da indústria, como cosmética, eletrônica, física, química, engenharia dos materiais, entre outras, e contribui para que os produtos sejam muito mais eficientes.
O uso da nanotecnologia em cosméticos tem crescido cada vez mais no Brasil, tornando as empresas mais competitivas e proporcionando uma melhor experiência para os consumidores. Conheça os 5 principais benefícios da nanotecnologia!
O que é a nanotecnologia?
A nanotecnologia é uma ciência que utiliza diversos materiais em escala nanométrica. 1 nanômetro é igual a 1 milímetro dividido por 1 milhão, ou seja, são partículas de elementos muito pequenos que são utilizadas nas formulações de inúmeros produtos.
Essa tecnologia tem conquistado cada vez mais o mercado de cosméticos e tem o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade dos produtos. Seus principais benefícios são:
1- Maior eficácia dos produtos
Os ativos nanoencapsulados potencializam os efeitos dos produtos e permitem que os ativos penetrem as camadas mais profundas da pele, ao contrário dos produtos convencionais, que atuam somente na superfície da pele, garantindo resultados mais rápidos e muito mais eficientes.
2- Reduz as chances de irritação na pele
Existem algumas substâncias em produtos cosméticos que são altamente reativas e podem causar irritação ou sensibilidade na pele. Mas, quando nanoencapsuladas, as chances de que esses efeitos aconteçam são mínimas.
3- Aumenta a estabilidade dos ativos
A nanotecnologia em cosméticos protege e garante a estabilidade dos ativos que compõem a fórmula, evitando sua oxidação, fazendo com que não percam a sua eficácia e para que tenham aproveitamento total dos seus benefícios.
4- Liberação prolongada dos ativos
As nanocápsulas vão se desmanchando aos poucos e liberando os ativos gradualmente na pele, o que aumenta a sua eficiência e contribui para que o organismo tenha uma melhor aceitação do produto e não cause efeitos colaterais.
5- Aumento da dispersão dos ativos
Essa tecnologia aumenta a dispersão dos ativos, ou seja, aumenta a área de contato com a pele, o que possibilita resultados mais rápidos e eficientes. Além disso, os nanoativos são direcionados para a camada da nossa pele onde precisam agir.
Geralmente, essas nanocápsulas são feitas com substâncias hidratantes, que também são aproveitadas pela nossa pele.
Qual a importância de usar nanotecnologia em cosméticos?
A nanotecnologia tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de produtos que conquistem os clientes e proporcionem excelentes resultados com o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.
Essa tecnologia também vem sendo muito utilizada em tratamentos de doenças, como o câncer, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, os produtos que utilizam a nanotecnologia são mais seguros e eficazes, já que os nanoativos são melhores absorvidos pela pele e diminuem os riscos de alergias nos consumidores.
Quais são os principais nanoativos utilizados em cosméticos?
Os nanoativos mais utilizados na indústria cosmética são:
- Nano Retinol: precursor do ácido retinóico, que auxilia na redução de rugas e linhas de expressão e previne o envelhecimento precoce.
- Nano vitamina C: garante a ação do produto quando atinge a pele, sem oxidar ou causar irritação.
- Nano ácido hialurônico: com ação anti-idade, renova e hidrata a pele.
- Nano fatores de crescimento: permite maior penetração na pele e atua no processo de reparo e regeneração.
A nanotecnologia em cosméticos está revolucionando o mercado e tem proporcionado uma melhor experiência aos consumidores com produtos inovadores e resultados surpreendentes. Acompanhe mais informações nas redes sociais da Natumaster!