Recentemente temos visto com bastante frequência alguns famosos que estão revelando seus problemas com a alopecia, uma doença caracterizada pela queda excessiva de cabelos e que pode afetar tanto homens quanto mulheres.
Dentre esses famosos estão a influenciadora digital Virginia Fonseca, a atriz Deborah Secco, a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, o ator Paulo Vilhena, os ex BBBs Lucas Penteado e Eslovênia Marques, entre outros que falaram abertamente sobre a alopecia e contaram suas experiências.
Mas você sabe o que é e conhece os tipos de alopecia que existem? Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre a doença!
O que é alopecia?
A alopecia se refere a uma queda de cabelo em excesso que pode acontecer pelos mais diversos motivos, como genética, doenças, traumas, questões emocionais e hormonais, infecções, entre outros.
Também conhecida popularmente como calvície, essa doença pode levar à queda de cabelo transitória ou definitiva e, por isso, é importante se atentar aos sinais porque, quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais chances terá de recuperar os fios.
Quais são os tipos de alopecia?
Existem diversos tipos de alopecia e cada uma tem suas próprias características e formas de tratamento. Conheça os principais tipos:
Alopecia androgenética
Como o próprio nome sugere, a alopecia androgenética é uma forma de queda de cabelos que é determinada geneticamente. Ela é mais comum em homens e pode dar início na adolescência, porém entre os 40 e 50 anos ela fica mais evidente.
Eflúvio telógeno
O eflúvio telógeno é uma queda de cabelo temporária que ocorre devido a alguma condição médica, estresse, deficiência de vitaminas, entre outras, e persiste por cerca de 6 a 11 meses.
Mas, caso não tratado, ele pode evoluir para uma fase crônica, onde o tempo de duração é indeterminado e pode ser difícil detectar sua causa.
Alopecia areata
A alopecia areata é uma doença autoimune, que afeta o folículo piloso, causando a queda de cabelo, inclusive na sobrancelha, barba e outras partes do corpo, e pode estar associada a fatores genéticos e até mesmo outras doenças, como lúpus e vitiligo.
Alopecia por tração
Já este tipo de alopecia é causada pela tração exagerada dos fios decorrente de penteados muito apertados, tranças, apliques, etc., que acarreta na queda dos fios. Caso não seja tratada, pode se tornar irreversível.
Fique atento aos sinais!
Esses são os principais tipos de alopecia existentes e é importante que você fique atento aos sinais que o seu cabelo dá. Se perceber um aumento da queda de cabelo e falhas no couro cabeludo, procure um especialista para identificar a causa e comece a utilizar o nosso tônico capilar Natucap Hair Plus.