A creatina é uma substância – mais exatamente um composto de aminoácidos – que é naturalmente produzida pelo organismo humano, encontrada em nossos músculos e também em alimentos, como por exemplo, nos frutos do mar e nas carnes.
O que tem acontecido ultimamente é o aumento dessa substância na forma de suplemento, principalmente entre os atletas, já que ela pode garantir resultados melhores nos treinamentos. Quando consumida de forma suplementar, o corpo pode ganhar mais energia e diminuir a fadiga.
Além disso, a creatina melhora a massa muscular e a atividade cerebral. No entanto, um importante debate foi levantado: será que a creatina causa queda de cabelo? Para entender melhor esse questionamento, continue a leitura desse artigo e descubra se há relação entre a creatina e a saúde dos seus cabelos!
Afinal, a creatina causa mesmo queda de cabelo?
O debate se originou a partir de um estudo feito em 2009 e publicado no Clinical Journal of Sport Medicine onde jogadores de rugby, em plena época de competições, foram divididos em dois grupos e analisados por pesquisadores.
O experimento consistia em que os jogadores do primeiro grupo ingerissem uma certa quantidade de creatina por dia durante algumas semanas. Já para o segundo grupo, foram administrados somente placebos.
Nem pesquisadores, nem os jogadores sabiam quem usava a creatina e quem tomava só o placebo, o que os pesquisadores chamam de duplo-cego. E qual conclusão chegaram?
Foi observado que os atletas que tomaram a creatina por aquele tempo determinado, tiveram seus índices de DHT (di-hidrotestosterona) aumentados em 56% na primeira semana, onde a dosagem aplicada foi maior e de 40% nas outras semanas, quando foi só feita a manutenção da creatina, com aplicação de dose menor.
O DHT e a calvície
O fato que levou alguns pesquisadores a acreditar que a creatina causa queda de cabelo é o hormônio andrógeno DHT. Ele é um tipo de hormônio masculino, encontrado tanto em homens como em mulheres, e considerado um agente de contribuição para a alopecia androgenética.
O DHT tem uma relação com o afinamento dos folículos capilares, o que é chamado de processo de miniaturização, porém, somente o aumento desse hormônio por consequência do uso da creatina não pode ser considerado como causa de queda de cabelos. Para médicos especialistas, não há um estudo que comprove isso.
O que podemos, de fato, considerar sobre o assunto?
O estudo de 2009, para alguns cientistas, não comprova a relação entre a creatina e a queda de cabelo. Tanto quem tem alopecia androgenética quanto quem não tem, o consumo da creatina é possível.
O cuidado que se deve ter, no entanto, é que, se observado que o uso da suplementação tem aumentado a queda, o paciente deve ser submetido a exames complementares e a consultas com especialistas para entender os motivos da queda capilar.
Assim, não há como garantir, baseado em dados científicos, que a creatina causa queda de cabelo. Aliás, alguns dermatologistas até acreditam que a suplementação dessa substância pode deixar os fios mais fortes e resistentes por causa dos aminoácidos existentes na sua fórmula.
Se você tem notado um aumento da queda dos fios, conheça o nosso tônico capilar Natucap Hair Plus, que contém ativos inovadores e tecnológicos que combatem a queda, fortalecem o couro cabeludo e ainda proporcionam um crescimento acelerado de até 38 mil novos fios.
Visite o nosso site para conhecer e adquirir o seu!